CAMPO DOS GUAICURUS

CAMPO DOS GUAICURUS

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CARTAS DE INÊS SEMPRE VIVA (FUGIR DO TEMA, REDAÇÕES, SOUTH PARK)


Essa carta se refere inicialmente à blogada sobre fugir do tema (abaixo, que aconselho leitura para mais ampla compreensão): e espero com muita constância publicar aqui letras dessa pessoa inigual no mundo das artes todas e principalmente na vida, em si, com tudo.

Ontem você caprichou no tema... Aliás, a redação é um dos "bichos papões" (será que ainda hoje os pais assustam seus filhos com essas criaturas?) da vida acadêmica desde o nível fundamental até a universidade. E o famigerado "você fugiu do tema" persiste. Em tempo de carnaval, prefiro "atravessar o samba" e dizer que a vida é muito mais do que "fugir do tema": a vida é pegar qualquer tema e transformá-lo em coisas legais como tolerância, paciência, um tanto de caridade, porém, sem a hipocrisia de candidatar-se a um lugar no céu...



Já os profissionais da Educação, estes são um "caos" à parte: alguns brilhantes - me lembro até hoje de minhas três professoras de Língua Portuguesa do 1o. e do 2o graus (os atuais ensinos fundamental e médio), Adair, Marta e Cida Bilac, que além de Língua, Literatura e Redação tinham lições de vida para nos ensinar. Dante, se o sujeito é uma nulidade como ser humano, como queremos que ele seja um bom educador?


Também gostei da série de palavrões entremeados ao texto, todos apropriados. Aliás, descobri, graças ao meu filho, um desenho norte-americano super-legal, South Park, verdadeira lição de que no país do politicamente correto é também correto fazer chacota de si mesmo, sem a hipocrisia que demite um cara inteligente e sagaz como Rafinha Bastos porque ele fez uma piada com a filha de um determinado cantor de música "sertanojo".

Um comentário:

Dante Sempiterno - ( dantesempiterno@hotmail.com ) disse...

Lembrei-me do Casseta & Planeta, certa vez "com a virgindade da Sandy não... sem brincadeiras com a virgindade da Sandy"... E os caras se curvaram, foi um péssimo momento... Mas é o tal "padrão Globo"... bah...