CAMPO DOS GUAICURUS

CAMPO DOS GUAICURUS

domingo, 26 de abril de 2009

SER JOVEM

GENERAL DOUGLAS MAC'ARTHUR: FONTE: bymyart.files.wordpress.com
FONTE: ronaldo75.wordpress.com

FONTE: www.escoladedanca.net


FONTE: www.colouredfeelingsuniverse.com

FONTE: mauroandriole-andriole.blogspot.com

FONTE: blogvivermais.wordpress.com

FONTE: mauroandriole-andriole.blogspot.com

FONTE: www.eurooscar.com

O General de cachimbo, Douglas MacArthur quase foi presidente dos EUA, perdeu para Eisenhower, junto com ele um dos únicos cinco generais de cinco estrelas dos EUA. A disputa, portanto, não lhe ficou feia. Acabou tomando conta do Japão destruído do pós-guerra e ajudou tal país a ser economicamente o que é hoje. Era um sujeito impressionante é o que dizem todos que o conheceram. Certo dia lendo cartas, durante a segunda guerra mundial mantinha uma correspondência encorajadora com os jovens, ao estar com uma delas, enviada por uma garota, leu-a em voz alta: “... e tal, e tal, és simpático, lindo, por assim dizer, mas, essa bengala que o senhor usa parece deixá-lo mais, velho”. Sem perder seu passo fleumático, ao passar por um cesto em um canto, lá atirou a bengala e continuou a leitura como se nada tivesse ocorrido. Ele foi herói de guerra, foi um líder impressionante, um sujeito de caráter exemplar, mas tudo isso é pouco perto da essência contida em um texto, uma pequena prosa poética que deixou sobre a juventude:

Ser Jovem

Juventude não é um período da vida; é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto

Não é por termos vivido certo número de anos que envelhecemos; envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal.

Os anos enrugam o rosto; renunciar ao ideal enruga a alma. As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.

Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, como a criança insaciável: E depois?... Que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida

És tão jovem quanto a tua fé. Tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti e a tua esperança. Tão velho quanto o teu desânimo

Serás jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom, grande. Receptivo às mensagens da natureza, do homem, do infinito.

E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo cinismo, que Deus então, se compadeça de tua alma de velho.

(General Mac'Arthur)

A juventude precisa de otimismo! A juventude precisa de inteligência! A juventude precisa ser ouvida e precisa de alianças com os mais velhos! A juventude precisa de pintura, música, leitura e bom cinema! Fotografias! Orkut e messenger à medidas certas! Precisam beijar; de sexo no momento ideal da juventude e sem doenças e sem gravidez irresponsável para lhes destruir os sonhos; eles precisam realmente conhecer a natureza, a si e a equação irregular, mas prudente, das aventuras! Os jovens precisam uns dos outros, torcer por algum time, mas sem fazer disso uma idiotice e obsessão! Sobretudo os jovens precisam de quem os oriente sem fazer disso tirania, auto-ajuda barata, religiosidade enganosa ou tosca, precisam encontrar a Deus como encontram os melhores cheiros e cores da natureza! Simplesmente os jovens precisam não apenas de amor, mas que saibamos o que é a linguagem “amor” para poder conversar com eles, ser aceito em seus mundos e por eles... É fácil? Não! Nossos próprios filhos nos impõe grandes graus de dificuldade de uma aproximação, que diremos então dos jovens em geral? Mas é impossível? Não! E não é esse o melhor dos desafios do mundo? Melhorar nossa espécie e nisso envolver o que nos distingue de qualquer outro ser vivo, a comunicação... E que a comunicação seja arte, e que a arte nos aproxime, sempre... E que ao menos minimamente desconfiemos os verdadeiros significados na palavra arte e no que principalmente a podemos entender simplesmente como “Isso É arte”... (D. Sempiterno).

Um comentário:

Hemisfério Desocupado disse...

Qual o melhor exemplo para se denominar juventude? Dante Sempiterno.

Não há ninguém mais capaz. Que acredite na utopia, e não esqueça de sonhos passados.

Você, tem a alma mais jovem que eu pude conhecer. Mais jovem até do que a minha. (:

Um beijo. :**